Riso no Vale do Anhangabaú

Shows de Stand-up espalham alegria na Virada Cultural.


Por Lauany Rosa

O Stand-up Comedy nasceu nos Estados Unidos no final do século dezenove. No início, a maioria dos comediantes eram vistos como contadores de piadas. Eles aqueciam a platéia e entretinham o público durante os intervalos de peças teatrais. A apresentação tinha como característica a improvisação e a discussão de qualquer assunto que podia ser desde os últimos filmes em cartaz, até uma discussão familiar. Com o tempo, esses humoristas ganharam fama e começaram a fazer bastante sucesso. As pessoas iam aos clubes e teatros, apenas para ver as aberturas cômicas. Esses humoristas montaram seu próprio show e começaram a se apresentar em todo o país.

No Brasil, o gênero começou em 2004, com o Clube de Comédia em Pé. O clube foi formado por vários humoristas que já realizavam shows de humor no formato Stand-up. Em 2008 a televisão começou a apostar no Stand-up Comedy. E programas como CQC (Custe o que Custar); Domingão do Faustão; Programa do Jô (quadro Humor na Caneca); e programas de improviso começaram a importar humoristas do Stand-up para televisão e apresentaram essa nova tendência a todo o Brasil.

Acompanhando toda essa febre de Stand-up Comedy, a Virada Cultural deste ano trouxe 24 horas de Comédia Stand –up ao Viaduto do Chá que fica no Vale do Anhangabaú. O evento conseguiu reunir milhares pessoas. A 5ª edição da Virada Cultural Paulista foi promovida pela Secretaria de Cultura do Estado e aconteceu simultaneamente em 22 cidades, além da capital nos dias 14 e 15 de maio.

Durante os dois dias de Virada Cultural, o palco do Stand-up, no Vale do Anhangabaú foi o mais visitado. Em torno de 50 mil pessoas passaram pelo local durante as diversas apresentações. O evento conseguiu reunir shows dos maiores humoristas do Stand-up nacional em um mesmo palco. Misturando nomes conhecidíssimos como Danilo Gentili, Marcelo Mansfield e Fábio Porchat com jovens talentos que ainda não apareceram muito na televisão, o palco foi um grande sucesso.

Danilo Gentili integrante do programa CQC foi um dos humoristas que mais atraiu público. Também se apresentaram nesses dois dias: Leo Lins, Márcio Ribeiro, Murilo Couto, Maurício Meireles, Murilo Gun, Fábio Lins, Marlei Cevada, Rogério Morgado, Marco Zenni, Marcos Castro, Marcos Veras, Hélio Barbosa, Rudi Landucci, Patrick Maia, Fábio Gueré, Mehl Merer, Victor Sarro, Ênio Vivona, Fabio Porchat, Robson Nunes, Renato Tortorelli, Cris Paiva, Fábio Silvestre, Paulo Carvalho, Luís França, Rodrigo Cáceres, Alisson Diniz & Marcão Freire, Fabiano Cambota, Marcelo Marron, o grupo Comida dos Astros e Fábio Rabin.

Foto: Divulgação
A distância entre o palco e as pessoas deixava os artistas um pouco removidos do clima de bagunça, mas era próxima o bastante para ocorrer a troca de energias. As apresentações tiveram um clima muito diferente do qual os comediantes estão acostumados, se apresentando em teatros, bares e casa de espetáculos. Além de numerosas, as pessoas pareciam agitadas e empolgadas, recebendo todos os artistas com gritos e palmas, rindo de tudo que era dito e até aplaudindo piadas com fervor. Este comportamento não se alterou ao longo da noite, as impressões foram as melhores possíveis. Alguns humoristas não conseguiram esconder o êxtase e se expressaram das mais diversas formas pelo twitter e durante as apresentações.

O primeiro show que aconteceu às 20h, contou com Danilo Gentili e, consequentemente, com o maior público. Em declaração sobre a Virada Cultural, Gentili reconheceu que o sucesso se deu, na verdade, não por causa de um ou outro, mas porque os comediantes brasileiros acreditaram que se podia fazer stand-up comedy na rua, como ocorreu. Após Danilo Gentili, muitos outros comediantes se apresentaram.

Durante toda a madrugada e manhã, os shows de Stand-up continuaram a atrair gente e a manter o bom humor. A tarde de domingo trouxe de volta muitos comediantes que já haviam se apresentado durante a Virada. Mas isso não foi um problema, pois havia alta rotatividade de público. O último a se apresentar foi Fábio Rabin, que foi terminou seu show após as 18h30.

Postar um comentário